Avenida 25 de Abril, 26, 8200-014 Albufeira, Portugal
+351 289 589 102
info@baltumhotel.com
Reserve Já!
O Hotel
Horel Baltum | Albufeira | Portugal | A estadia perfeita em Albufeira

Sobre o Hotel Baltum 

Com a explosão turística no Algarve na década de 60, o Hotel Baltum foi fundado e criado em 1968 pelo grande e carismático Teófilo Fontainhas Neto que, com sua visão empreendedora, acreditou e entendeu que o progresso da organização Estabelecimentos Teófilo Fontainhas Neto – Comércio e Industria, S.A.R.L. passava também pela valorização do sector turístico. Surge assim o Hotel Baltum.

Baltum foi o nome atribuído pelos romanos a esta vila, que significa “abraçada pelo mar”. Razão esta que tem a haver com a proximidade do oceano ou da lagoa que se formava na zona baixa da localidade.

Desenhado e concebido em 1968 pelo Arquitecto Jose Maria Barros, este fez surgir um hotel com instalações magníficas, inteligentemente repartidas por excelentes zonas de serviço (lavandaria, recepção e cozinha) de lazer e bem estar para os clientes.
O hotel começa assim com 26 quartos e 6 suites todos com ar condicionado, casa de banho privativa e telefone.

hotel baltum_anos70Com uma decoração bastante equilibrada e atraente este hotel era sem dúvida a unidade hoteleira de referência em Albufeira no final da década de 60 e 70 contando também com um anexo (Hotel Baltum Anexo) com 23 quartos, em plena rua dos bares.

Em 1972 com o empenho e dedicação de Joaquim Cabrita Neto grande conhecedor do turismo no Algarve e também grande responsável pela criação do Hotel Baltum, o hotel é ampliado para 53 quartos sendo criado no 3ª andar um enorme terraço solário/bar e pista de dança, com uma vista panorâmica digna de apreço.
Durante muitos anos este foi uma das mais prestigiadas “confort zone” de Albufeira, dotado de todo o conforto com linhas de decoração simples e sofisticada dominando a panorâmica da singular vila algarvia. Nessa altura o novo bar veio a valorizar consideravelmente as instalações do Hotel, não só por ter sido um dos únicos “confort zone” de Albufeira na altura, mas também por ter sido durante muitos anos ponto de encontro para nacionais e estrangeiros, local de reuniões de grandes empresas, jornadas de trabalho, e conferências.

Em 1990 a gerência é assumida por Teófilo Cabrita Neto, altura em que  o hotel é ampliado e renovado a nível de infraestruturas (recepção, restaurante, bar e quartos) alargando o leque de oferta de serviços,  passando a 3 estrelas,  mantendo assim o seu bom posicionamento no contexto turístico local.

Em 2014 o Hotel Baltum foi totalmente renovado, preparando-se assim para continuar a receber os seus hóspedes num espaço de conforto e requinte.