Avenida 25 de Abril, 26, 8200-014 Albufeira, Portugal
+351 289 589 102
info@baltumhotel.com
Reserve Já!
Albufeira
O que pode fazer e visitar em Albufeira

Sobre Albufeira 

BALTUM, nome dado pelos Romanos no Castelo da Vila que significa abraçada pelo mar. Cidade cosmopolita, famosa pelas suas praias douradas, casas brancas e mar azul.

Povoada desde os tempos pré-históricos, o local onde se situa hoje Albufeira era um importante centro piscatório e portuário, segundo indícios que remontam ao neolítico e à idade do bronze.

Por aqui passaram diversos povos… Os Romanos que a batizaram de Baltum e mais tarde os árabes que lhe deram o nome de Al-buhera, ou “castelo do mar” e que deu origem ao atual topónimo da cidade.
Albufeira foi uma das praças algarvias que se manteve mais tempo sob domínio árabe, protegida por muralhas e fortificações quase invioláveis. Já a maior parte do Algarve se encontrava sob o domínio cristão e Albufeira permanecia ainda dominada pelos mouros que aqui desenvolviam uma próspera atividade agrícola e de comércio com o norte de África.

Após 5 séculos de domínio árabe, foi finalmente tomada por D. Afonso III em 1246, que a doou depois à Ordem de Aviz.

Este prolongado domínio muçulmano, refletiu-se no avanço das técnicas agrícolas, na introdução de novas culturas, na arquitetura do centro antigo e nas influências linguísticas que ainda hoje se fazem sentir.
A partir de meados dos anos 60, Albufeira viria a despertar o interesse, primeiro dos turistas nacionais e, depois dos britânicos, originando um verdadeiro boom do turismo, e dando novo fôlego à economia do concelho.
Elevada a cidade em 1986 foi também durante essa década que Albufeira mais cresceu a nível urbanístico. A cidade expandiu-se, então, para nascente, zona onde se situam ainda hoje a maior parte dos serviços administrativos.

AS PRAIAS

Com cerca de 30 quilómetros de costa, o concelho de Albufeira foi presenteado com algumas das mais belas praias do Mundo. Trata-se de um magnífico Património Natural que tem sido defendido e preservado de forma equilibrada.

Albufeira é um dos concelhos do País com o maior número de Bandeiras Azuis, galardão que atesta a qualidade das praias em itens como a limpeza, as acessibilidades ou as águas. A beleza e diversidade da costa fazem de Albufeira um lugar único.

Desde a zona leste do concelho que se observa o desenvolvimento de uma magnífica falésia argilosa e de areias, cuja beleza se acentua no Barranco das Belharucas, tão procurada pelas aves que ali nidificam e que estão na origem do seu nome. Trata-se de uma zona de arribas altas, de tons vermelhos, castanhos e brancos, povoada no topo por um bosque de pinheiros, o que transforma a zona num local privilegiado para longas e relaxantes caminhadas.

Entre Olhos de Água e a Praia da Oura, encontrarmos pequenas praias com recantos rochosos, pequenos algares e uma arriba de baixa altura, debruçada sobre o mar. Desde a Praia da Oura até à Praia do Peneco, encontramos as praias mais frequentadas e mais próximas das zonas urbanas.
A Praia dos Pescadores, cartão-de-visita de Albufeira, mesmo ao lado do Hotel Baltum, é local de paragem obrigatória, sendo aqui o palco principal de diversos acontecimentos desportivos e culturais mais importantes da cidade.

Desde a marina até à Praia da Galé podemos encontrar praias de grande extensão mais ou menos encaixadas em arribas calcárias e protegidas do vento, onde se poderá aventurar à descoberta de um manancial de espécies da flora e da fauna. É uma zona especialmente propícia para realizar diversos passeios sobre a arriba.

A partir da Praia da Galé para Oeste, encontra-se a Praia dos Salgados. É também aqui que se dá uma mudança na paisagem. A Lagoa dos Salgados mesmo ao lado é um local de visita obrigatória, onde poderá observar diversas espécies de avifauna.

A CULTURA

Albufeira é uma terra que junta e valoriza o património e a identidade cultural da região, acrescentando-lhe uma dimensão internacional. Esta união transforma a cidade num palco com um ambiente único.

Outrora uma típica vila de pescadores que apaixonou artistas, pintores, poetas e escritores, Albufeira afirma-se hoje como um dos mais importantes e movimentados centros turísticos do Sul da Europa. Ao longo de mais de 30 quilómetros de costa, aqui encontra as mais belas e variadas praias de Portugal. Paisagens deslumbrantes, areia fina e águas limpas com temperaturas bem agradáveis. Um concelho moderno, bonito, ativo e atraente, mas respeitador do seu património, da sua história e das suas tradições.

Ao longo do ano, é possível contactar com eventos das mais diversas áreas culturais. As festas mais populares e as tradições mais profundas continuam a ter lugar na programação cultural do concelho. As ruas, praças e avenidas servem muitas vezes de palco para eventos que nos trazem o melhor das nossas e outras culturas.

NATUREZA E DESPORTO

As excelentes condições climatéricas, permitem que Albufeira lhe ofereça diversos cenários para passear: praia, falésia, pinhal…

Nos meses de Janeiro e Fevereiro, as amendoeiras em flor apelam aos passeios nas freguesias mais interiores do concelho onde poderá apreciar a beleza deste acontecimento.

Durante a preia-mar, o mar convida-o também a excelentes caminhadas pela praia.
Nos Salgados, a existência de uma lagoa com o mesmo nome, fará as delícias de quem gosta de observar aves. A Lagoa dos Salgados constitui um ecossistema único no concelho e é frequentada por diversas espécies de aves, algumas raras e que aí nidificam.

Na Primavera, as várzeas da ribeira de Paderne, no interior do concelho, convidam a descobrir os seus vales e veredas e usufruir de três trilhos pedestres aí existentes.
Para os amantes do golf, existem no concelho de Albufeira, 2 campos de excelente qualidade para os diferentes níveis de experiencia. Tanto no empreendimento Balaia Golf Village como na Herdade dos Salgados, os amantes desta modalidade podem relaxar a usufruir de uma partida de golf. Caso os seus níveis de experiencia sejam maiores e esteja disponível para desafios mais técnicos, os internacionalmente famosos campos de golf de Vilamoura estão a cerca de 10Km.

COMPRAS E LAZER

Albufeira tem um pouco de tudo para lhe oferecer, tanto em lojas modernas e bem equipadas, como nos típicos mercados de rua e feiras francas.
A baixa da cidade é dominada pelo moderno Largo Eng.º Duarte Pacheco, que desafia os edifícios do princípio do século passado, de arquitetura simples e linear, encimados a poente pela Igreja Matriz, que exibe as suas formas arquitetónicas de estilo neoclássico. É também aqui que se localiza a Galeria de Arte Pintor Samora Barros, local onde é possível apreciar diversas exposições de arte.
Em toda a baixa da cidade encontrará diversas lojas onde poderá realizar as suas compras. O ideal é juntar o útil ao agradável e parar numa das solarengas e amplas esplanadas que aí encontrará, para uma bebida, almoço ou jantar.

A Av. Sá Carneiro, na zona do Montechoro, nas Areias de São João, é outro local privilegiado para ir às compras. Aqui encontra desde a loja com produtos regionais até às lojas de moda e bijuteria.

Além das referidas áreas, encontrará um pouco por todo o concelho várias lojas e centros comercias (entre eles o maior da região algarvia a 6 Km), que lhe permitirão passar alguns momentos de descontração e encontrar produtos das principais marcas.
A cidade de Albufeira, denominada como capital do turismo, estando no centro da região algarvia, destaca-se assim pela grande variedade e atividades de lazer e desportivas que os seus turistas podem fazer.